Vídeos de bastidores de ‘A Pequena Sereia’ revelam a complexidade de filmar ‘sob o mar’
Novos vídeos de bastidores de ‘A Pequena Sereia’ revelam os métodos únicos de tela azul utilizados durante a produção do filme. Servindo como um remake em live-action do filme da Disney de 1989 de mesmo nome, ‘A Pequena Sereia’ do diretor Rob Marshall é estrelada por Halle Bailey como Ariel, uma sereia que anseia por uma vida além do mar. Grande parte do filme acontece debaixo d’água, o que significa que a produção teve que ser criativa ao retratar a vida no fundo do oceano.
Agora, após o lançamento de ‘A Pequena Sereia’, vídeos de bastidores compartilhados por Michael Cook, Charles Emanuel e pelo Entertainment Tonight revelam como as sequências subaquáticas do filme foram capturadas. Os vídeos mostram que as cenas foram filmadas em grandes sets de tela azul, com Bailey, às vezes em cabos, interagindo com intérpretes vestindo trajes azuis ou usando marionetes para retratar seus amigos aquáticos.
Ver os vídeos de produção de ‘A Pequena Sereia’ imediatamente remete a outro blockbuster da Disney baseado em água: ‘Avatar: O Caminho da Água’. Enquanto ‘A Pequena Sereia’ criou as sequências de água usando uma configuração de tela azul “seco para molhado”, o diretor James Cameron optou por criar a ação subaquática de ‘Avatar: O Caminho da Água’ colocando seus atores em um grande tanque onde eles seguravam a respiração e atuavam.
É justo dizer que a sequência épica de Avatar apresenta CGI muito acima do último remake live-action da Disney, mas o filme de Marshall usando os métodos de produção de Cameron poderia não ter sido a melhor opção. É importante notar que o filme de Cameron não só teve um orçamento significativamente maior, mas também teve muito mais tempo em pré-produção, produção e pós-produção para fazer esses métodos de filmagem únicos funcionarem.
O que é interessante, no entanto, é que grande parte da performance de Bailey no set de tela azul provavelmente não é o que o público realmente vê no filme. Em vez disso, seu tempo sentada nas costas do intérprete vestido de azul e ziguezagueando em cabos provavelmente acabou sendo usado apenas como material de referência para os artistas de VFX que então recriaram tudo na pós-produção.