Yahya Abdul-Mateen II confirma que interpreta Morpheus em ‘Matrix 4’
A estrela de Matrix Ressurections Yahya Abdul-Mateen II está deixando claro que ele está de fato interpretando a nova versão de Morpheus no filme. Yahya foi para sua página pessoal no Instagram para postar uma foto já icônica de si mesmo, confirmando a informação com a imagem de uma cena do novo trailer de Matrix Resurrections, no qual ele está usando submetralhadoras duplas em um corredor. Abdul-Matten colocou uma legenda com uma única palavra: “MORPHEUS”. Essa declaração de uma palavra do ator vai responder a muitas perguntas que os fãs estão se fazendo após o trailer – e ao mesmo tempo, inspirando mais mil perguntas.
O trailer de Matrix Resurrections foi impassível em seus ecos do filme original – que é inteiramente o ponto, na verdade. O mistério de por que Thomas Anderson (Keanu Reeves) está de volta à falsa realidade de Matrix – e por que ele continua seguindo os passos conhecer personagens como Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Abdul-Mateen) é basicamente a maior “venda” que a diretora Lana Wachowski precisa fazer aqui. Matrix 4 depende dessa revelação de várias maneiras – e uma parte fundamental disso explicará por que Yahya Abdul-Mateen II agora é Morpheus – em vez de Laurence Fishburne.
Fishburne parecia confuso sobre a mudança, dizendo ao Collider no início deste ano: “Faria sentido que as pessoas me perguntassem isso … Eu não estou no próximo filme de Matrix e você teria que perguntar a Lana Wachowski por quê, porque eu não tenho uma resposta para isso.“
Teorias de fãs têm apontado que Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss retornando para Matrix Resurrections como Neo e Trinity podem ter implicações importantes sobre porque Fishburne não voltou da mesma forma. No final de Matrix Revolutions, Neo e Trinity se sacrificaram para impedir o Agente Smith de invadir o mundo das máquinas – uma guerra pela qual Morpheus viveu. A Matrix foi reiniciada, e foi sugerido que Neo um dia retornaria e como a série estabeleceu, ele já fez muitas vezes antes. Será que Matrix Resurrections está implicando em algo muito mais literal em seu título por ter essa versão da Matrix funcionando como uma espécie de vida após a morte, onde os personagens “mortos” são na verdade as almas “reais” dentro dela? A resposta para esse questionamento só teremos no dia 22 de dezembro, quando o filme estrear nos cinemas e no HBO Max.