
O documentário brasileiro YANUNI conquistou o maior prêmio do Jackson Wild Media Award, evento considerado o Oscar do cinema de natureza. A produção da líder indígena Juma Xipaia e do ator Leonardo DiCaprio foi reconhecida com o Grand Teton, principal honraria da noite, em cerimônia realizada em 2 de outubro.
Continue após a publicidade
O longa retrata a luta de Juma, primeira cacica do povo Xipaya, e de seu marido Hugo Loss, agente do Ibama. A trama acompanha o combate do casal contra o garimpo ilegal pela proteção da Amazônia, seus territórios e comunidades indígenas.
Juma Xipaia celebrou o reconhecimento internacional. “Cada reconhecimento mostra que nossa voz está chegando mais longe. Yanuni é um chamado, pois estamos falando de uma luta que não é só indígena ou pela demarcação de territórios, é pela existência da humanidade e do planeta. Estou muito feliz em ver essa mensagem ultrapassar a tela do cinema e fortalecer uma rede de resistência e conexão entre povos e comunidades”, destacou a ativista.
Além do prêmio principal, YANUNI também venceu na categoria de Melhor Longa-Metragem no evento. O filme já havia sido premiado no festival ambiental da Escócia e será a atração de abertura do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) ainda este mês.
Dirigido por Richard Ladkani (O Extermínio do Marfim), o filme é uma produção da Malaika Pictures em associação com a Appian Way, de DiCaprio. A trilha sonora conta com a participação das artistas indígenas Katu Mirim e Djuena Tikuna.