A segunda temporada de The Last of Us apresentou uma solução para um problema que muitos fãs apontaram na narrativa do jogo. A franquia se tornou uma das mais respeitadas atualmente, com dois jogos aclamados e uma série de sucesso na HBO. Porém, os próprios fãs estão entre os maiores críticos da obra, especialmente em relação a The Last of Us Part 2.
Na trama do jogo, Joel e Tommy encontram Abby sendo perseguida por infectados. Após salvá-la, eles são levados para um acampamento onde são emboscados. Muitos jogadores criticaram o fato de Tommy revelar seus nomes para estranhos, algo considerado fora do personagem para dois sobreviventes experientes e desconfiados.
Na série, a cena foi reformulada para evitar essa crítica. Desta vez, Abby só descobre a identidade de Joel quando Dina o chama por acidente. Além disso, Joel está distraído tentando contatar Tommy por rádio, preocupado com um suposto ataque de infectados em Jackson. Isso torna a emboscada mais crível, já que ele não está prestando atenção no grupo de Abby.
A mudança também serve para dar mais relevância ao personagem de Dina na história, estabelecendo seu motivo para acompanhar Ellie na busca por vingança. A série manteve os pontos principais da cena da morte de Joel, mas ajustou os detalhes para responder às críticas dos fãs mais atentos.