A icônica história de !!Bruce Lee!! nos filmes

Um resumo dos principais filmes do Bruce Lee.

Muita gente não gostou da maneira que Bruce Lee foi retratado no mais recente filme de Quentin Tarantino, Era Uma Vez em Hollywood, em uma cena onde o famoso ator e artista marcial (aqui vivido por Mike Moh) luta contra o personagem de Brad Pitt.

LEIA MAIS:

Polêmicas á parte, essa participação de Lee na trama, reacendeu o interesse por ele e seus filmes, sendo assim, vamos falar aqui brevemente dos principais filmes do astro em sua curta carreira.

O Dragão Chinês (1971)

Um dos maiores sucessos de todos os tempos do cinema de Hong Kong e o filme que começou á aumentar a fama de Lee, The Big Boss é imperdível para qualquer um que queira saber mais do ator.

Na trama Lee vive Cheng Chao-an, um jovem chinês que vai morar com os primos na Tailândia e passa á trabalhar na mesma fábrica de gelo que eles. Porém o dono da fábrica é também chefe de um esquema de tráfico de drogas, que mata os parentes de Cheng quando eles descobrem a verdade. Isso faz com que o rapaz parta em uma violenta vingança.

A Fúria do Dragão (1972)

Fist of Fury também se trata de um filme de vingança, mas com aquela já conhecida trama de vingar a morte de seu mestre, no entanto, mesmo assim, não deixa de ser um filme muito bem feito.

A história acompanha Chen Zhen (Lee) que descobre que seu mestre foi morto por japoneses e passa á se vingar, matando todos que ficam em seu caminho. Umas das mais impressionantes lutas do longa é quando Cheng derrota um dojo inteiro. O filme também tem uma mensagem bem nacionalista, mostrando os japoneses como pessoas desprezíveis enquanto o povo chinês vive sofrendo injustiças.

O Voo do Dragão (1972)

No mesmo ano de a Fúria do Dragão, foi lançado The Way of the Dragon e sim, esse é o famoso filme onde Bruce Lee tem uma espantosa luta contra Chuck Norris.

A história dessa vez gira em torno da bela Chen Ching Hua (Nora Miao) que vive em Roma e tem o seu restaurante ameaçado por mafiosos. Para ajudá-la, o jovem e ingênuo Tang Lung (Lee) vem da China e, compensa a falta de noção, sendo um lutador marcial impressionante.

Apesar de ter sim cenas violentas, o filme é menos sério que os dois anteriores, tendo até cenas de comédia, como as situações embaraçosas que Tang se mete por não entender como as coisas funcionam em Roma.

Mas com toda a certeza, o ponto alto do longa é a luta entre Lee e Norris, que vive um dos vilões.

Operação Dragão (1973)

O sucesso que Bruce Lee estava fazendo em Hong Kong, não passou despercebido por Hollywood, que resolveu fazer uma parceria com o astro, que prontamente aceitou.

Assim nasceu Enter the Dragon, na opinião de muitos, o melhor filme de Bruce Lee. Na história, Lee vive um monge shaolin que vai investigar as possíveis operações ilegais de um homem chamado Han (Shih Kien), que é dono de uma ilha. E como era de se esperar, Han usa a ilha para criar um torneio de artes marciais que é apenas um engodo para as suas atividades criminosas e desumanas. Além de acabar com o esquema de Han, Lee também deseja vingar a morte de sua irmã, que morreu por causa de um dos capangas do vilão.

Operação Dragão conta também com coadjuvantes interessantes, os lutadores Roper e Williams, vividos por John Saxon e Jim Kelly. O filme foi um sucesso estrondoso e finalmente deu fama mundial á Lee, porém o ator havia falecido semanas antes da estreia e sua fama acabou infelizmente sendo póstuma.

Jogo da Morte (1978)

Como dito acima, a fama mundial de Bruce Lee só veio após a sua morte, sendo assim, muitas produtoras não muito éticas lançaram milhares de filmes estrelados por genéricos do ator, muitas vezes mentindo se tratar do próprio, mas o maior exemplo de picaretagem é com certeza Game of Death.

Antes de falecer, Lee tinha gravado algumas cenas para um futuro filme nunca terminado, os produtores pegaram esses poucos minutos e fizeram um filme inteiro em cima delas.

Na história “Lee” (na verdade um dublê, bem pouco parecido) vive Billy Lo, que em um exercício de metalinguagem é um ator e lutador de grande renome, que está sendo ameaçado por um sindicato criminoso. Lo finge a sua morte, tendo funeral e tudo mais (usaram imagens reais do verdadeiro funeral de Bruce Lee, mostrando que a falta de caráter dos produtores era enorme) e então passa a se vingar dos criminosos usando disfarces. O filme como um todo é terrível, sendo o seu único ponto positivo as cenas de lutas feitas pelo verdadeiro Lee antes de morrer, sendo a mais conhecida aquela onde ele contracena com o famoso jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar.

Então é isso, esses são filmes indicados para todos que tem interesse na obra de Bruce Lee, espero que tenham gostado.