Cinco Filmes Que Misturam Animação com Live-Action

janeiro 16, 2023 - 4:45 PM
Roger Rabbit 2

Nas últimas décadas tivemos muitos filmes animados da Disney, Pixar, Dreamworks e outros estúdios, mas também houveram várias produções que usaram da técnica de colocar atores de carne e osso contracenando com personagens animados.

Não é uma técnica exatamente nova, já nos anos 40 a Disney se utilizou dela em produções como Você Já Foi á Bahia?, mas ela seria utilizada com maior frequência mais tarde.

Vamos relembrar de cinco filmes que se utilizaram do estilo.

Uma Cilada Para Roger Rabbit

Roger-Rabbit-1

Quando se fala em filmes onde humanos interagem com desenhos animados o primeiro que vem a mente da maioria das pessoas é esse clássico de Robert Zemeckis lançado em 1988

Baseado em um livro homônimo, a trama ambientada na Hollywood dos anos 40 mostra o detetive Eddie Valiant (Bob Hoskins) que odeia desenhos, se vendo obrigado ajudar o coelho Roger Rabbit, um dos maiores “desenhos astros” que é acusado injustamente de assassinar um humano.

Como dá pra notar apesar de ser um filme que conta com as presenças de Mickey e Pernalonga, Uma Cilada Para Roger Rabbit tem um roteiro um tanto sombrio, falando de assassinato, conspiração e até ter tendo uma Femme Fatale na figura da Jessica Rabbit, a sensual esposa de Roger.

O longa na prática é uma homenagem aos filmes noir, um detetive, um mistério, uma mulher fatal, está tudo lá.

O filme se tornaria um sucesso de bilheteria e crítica, sendo até hoje adorado por vários fãs.

Space Jam: O Jogo do Século

Outro filme tão lembrado quanto Roger Rabbit é o Jogo do Século, o curioso longa que coloca Michael Jordan e Pernalonga jogando basquete juntos.

Lançado em 1995 e com direção de Joe Pytka, Space Jam é um dos filmes mais com a cara dos anos 90, sendo muito nostálgico para muita gente.

A história mostra os Looney Tunes desafiando um grupo de pequenos alienígenas para um jogo de basquete pois caso percam serão obrigados á serem eternamente atrações em um parque de diversões espacial.

O que parecia uma vitória fácil muda de figura quando os alienzinhos roubam o talento de jogadores da NBA e se tornam gigantes e para escaparem da enrascada Pernalonga e seus amigos literalmente sequestram Michael Jordan para pedirem a sua ajuda.

O filme que conta ainda com Bill Murray no elenco também ficou marcado pela sua ótima trilha sonora.

Apesar de não agradar muito a crítica, o Jogo do Século foi um dos maiores sucessos de bilheteria daquela década.

Cool World – O Mundo Proibido

Cool-World

Ao contrário dos dois filmes anteriores, essa produção lançada em 1992 e estrelada por Brad Pitt e Kim Basinger foi um fracasso de crítica e público, mas ainda assim é interessante o suficiente para ser relembrado.

Dirigido por Ralph Bakshi um dos gênios da animação, o filme conta a história de Frank Harris (Pitt), um veterano da Segunda Guerra que acaba sendo transportado para uma outra dimensão habitada por desenhos animados vivos e onde o tempo passa de forma diferente, nesse lugar chamado de “Mundo Legal”, Harris passa a atuar como um detetive da polícia.

Nos anos 90, o desenhista Jack Deebs (Gabriel Byrne) é levado ao mundo legal por Holli Would (Basinger), uma sensual personagem animada que deseja ter relações com ele e assim se tornar uma humana, mas esse tipo de “conexão” entre humanos e desenhos é proibida pois pode trazer consequências graves para as duas realidades e agora cabe á Harris impedi-los.

Lembrado por alguns como o “Roger Rabbit para adultos”, como dito acima o filme não se saiu bem na época, mas com os anos acabou ganhando o status de cult e tendo seus fãs.

Space Jam: Um Novo Legado

Space-Jam-Um-Novo-Legado

A sequencia tardia de Space Jam foi lançada em 2021 e não conseguiu fazer o mesmo sucesso que o seu antecessor.

Estrelada por LeBron James, o filme fracassou nas bilheterias não conseguindo ter uma conexão com o público.

Ele foi acusado pela crítica de ser um repeteco fraco do primeiro e mais um comercial de duas horas do na época recém lançado HBO Max, do que um filme de verdade.

Tico e Teco: Defensores da Lei

E o último filme de nossa lista é o recente Tico e Teco: Defensores da Lei, lançado no ano passado, 2022 no Disney Plus.

O divertidíssimo filme está sendo considerado por alguns como novo Roger Rabbit e a trama mostra mais uma vez uma realidade onde humanos e desenhos animados coexistem e algumas dessas animações são astros do cinema e da televisão.

Após o termino do clássico desenho dos anos 80/90, Tico e Teco brigaram e não se viram por anos, porém quando um amigo dos mesmos desaparece, eles precisam deixar as diferenças de lado para tentar encontrá-lo.

O filme que brinca com o universo de animações tem participações especiais de tudo quanto é personagem da Disney e de outras produtoras, inclusive o Batman e o hilário Sonic Feio.

Ao contrário de Space Jam: Um Novo Legado, Tico e Teco foi muito bem recebido pelo público e crítica e alguns até disseram que a Disney cometeu um erro ao lançar o filme apenas no streaming, que ele merecia ir para o cinema.

Enfim, esses são alguns filmes que misturam live-action com animação, mas existem muitos outros por aí, qual é o seu preferido?

Comente.

Pipoca Extra: