Cinco grandes filmes de origem que foram verdadeiros sucessos

Relembre com a gente àqueles filmes de origem simplesmente sensacionais!

Fazer filmes de origens com super-heróis não é uma tarefa fácil. O diretor e os roteiristas tem de apresentar essa nova versão do herói em questão, suas motivações, seus coadjuvantes e ainda estabelecer um vilão. Fazer tudo isso em duas horas, nem sempre funciona.

Felizmente, tivemos uma boa quantidade de filmes de origem que se saíram muito bem, criando verdadeiras franquias de sucessos e trazendo um novo interesse para o herói título.

Nesse texto iremos relembrar cinco desses filmes, que são excelentes em suas execuções.

Superman – O Filme (1978)

Ele ainda é a melhor versão da origem do Superman nos cinemas (e pelo visto irá continuar sendo por um bom tempo).

Toda a verdadeira essência do maior super-herói de todos os tempos se faz presente na obra.

Dirigido por Richard Donner, com Christopher Reeve, Margot Kidder e Gene Hackman no elenco, ficando eternizados como Superman/Clark Kent, Lois Lane e Lex Luthor, a grande produção entrou para a história do cinema e da cultura pop, por suas cenas icônicas, o carisma de Reeve, a história bem estruturada e a inesquecível trilha sonora de John Williams.

Aos olhos de muitos, não importa quantas releituras o personagem ganhe, Superman – O Filme sempre será uma referência.

Batman Begins (2005)

Tendo como base HQs como Batman: Ano Um e O Longo Dias das Bruxas, Batman Begins, recomeçou de forma maravilhosa a saga do Batman no cinema.

A direção primorosa de Christopher Nolan, unida há uma trama excelente e um elenco espetacular, fizeram de Batman Begins um dos melhores e mais memoráveis filmes do Batman e de super-heróis em geral.

Claro, o filme tem alguns poucos deslizes (algumas cenas de lutas meio esquisitas por exemplo), mas as suas qualidades se destacam.

O Batman de Tim Burton é um clássico e esperamos que o futuro longa estrelado por Robert Pattinson, também seja ótimo (ao contrário de uma outra releitura recente), porém a versão do Nolan irá ficar para sempre registrada como uma das melhores.

Homem Aranha – O Filme (2002)

O Homem Aranha demorou vários anos para ser levado aos cinemas, a produção de um filme do mesmo se arrastou pelos anos 80 e 90 e muita gente se envolveu no projeto, da Cannon Films á James Cameron.

Até mesmo o Michael Jackson queria comprar a Marvel para produzir e estrelar um filme do herói (isso é sério).

Só em 2002, esse tão esperado longa foi finalmente lançado.

Dirigido por Sam Raimi, um diretor mais conhecido pelos seus filmes de terror e humor negro e estrelado pelo praticamente desconhecido na época Tobey Maguire, Homem Aranha – O Filme se tornou um dos mais populares e queridos filmes de super-heróis.

Como o Superman do Donner, não importa quantos outros atores vivam o herói aracnídeo, Maguire se eternizou no papel.

O primeiro filme pega bem o espírito das clássicas histórias criadas por Stan Lee e Steve Ditko e apesar de tomar algumas liberdades (Mary Jane ao invés de Gwen, por exemplo) e ter alguns defeitos (O visual do Duende Verde é um deles), o filme é sensacional, principalmente por mostrar bem o verdadeiro espírito do Homem Aranha (Coisa também vista em sua sequência e em Homem Aranha no Aranhaverso).

X-Men: Primeira Classe (2011)

Entre os longas dos famosos mutantes, existem obras excelentes como X-Men 2 e Logan, filmes medianos como Apocalipse e outros que é melhor esquecer (estou me referindo á Fênix Negra é claro).

Um dos bons filmes da saga, é um que originalmente seria uma releitura, um recomeço para a mesma, o sensacional X-Men: Primeira Classe.

A ideia original era fazer um filme de origem para o Magneto, mas os produtores perceberam que a história iria funcionar melhor mostrando como a amizade de Erik Lehnsherr e Charles Xavier se tornou uma rivalidade, quando os dois se dão conta dos seus pontos de vista diferentes sobre a relação entre mutantes e humanos.

Com direção de Matthew Vaughn e com James McAvoy e Michael Fassbender vivendo versões jovens de Xavier e Lehnsherr nos anos 60, o filme conta uma origem muito boa para os X-Men e sua batalha contra Sebastian Shaw (Kevin Bacon) e o seu Clube do Inferno.

O longa ajudou á revitalizar a franquia dos X-Men, que naquela altura estava com a imagem abalada graças á filmes ruins como X-Men: O Confronto Final (2006) e X-Men: Origens Wolverine (2009).

First Class é com certeza um dos melhores filmes dos Filhos do Átomo (Alguns o consideram o melhor).

Homem de Ferro (2008)

E finalizamos a lista com um filme do MCU, na verdade o primeiro deles.

É até impressionante constatar, mas tem mais de dez anos, que o Homem de Ferro de Robert Downey Jr. alçou voo pela primeira vez.

Com a grande direção de Jon Favreau e um roteiro bem estruturado, o primeiro filme do Homem de Ferro é um excelente filme de origem, que também introduziu um novo universo, mas foi devagar e pontual, não entupindo o longa de referências logo de cara, o foco era contar a história de como o industrial arrogante e egoísta Tony Stark renasceu como um super-herói e isso ele faz muito bem.

Existem outros bons filmes de origem no universo compartilhado da Marvel como Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e Homem-Formiga (2015), mas Homem de Ferro continua sendo um dos melhores.

E na opinião de vocês quais são outros bons longas de origem ?

Comentem, a sua participação é importante.