Clube dos Cinco: Relembrando um clássico dos anos 80

Remasterizado em:

Aqui no site já falamos de um bom número de filmes clássicos dos tumultuados anos 80, mas poucos são tão clássicos quanto esse longa lançado em 1985.

Dirigido e escrito por John Hughes, um dos diretores e roteiristas mais prestigiados daquela década, Clube dos Cinco (The Breakfast Club no original) é um dos filmes que viraram sinônimo de anos 80 e um dos melhores á retratar os dramas da adolescência.

Chegou a hora de relembramos o porque desse filme ser tão prestigiado, nos acompanhem.

Clube problemático

Pra quem não conhece a trama, os personagens não fazem parte exatamente de um clube, todos eles são estudantes problemáticos que ficaram em detenção, sendo obrigados á passarem um sábado na escola.

O grupo é formado por John Bender (Judd Nelson) um típico bad boy, Claire Standish (Molly Ringwald) uma “patricinha”, Andrew Clark (Emilio Estevez) o atleta da escola, Allison Reynolds (Ally Sheedy) uma garota extremamente quieta e Brian Johnson (Anthony Michael Hall) um nerd da época que ser nerd não era moda.

Os jovens ficam sob a supervisão do diretor assistente Richard Vernon (Paul Gleason), um sujeito um tanto quanto autoritário além da conta.

De início os adolescentes tem rixas, chegando quase á se agredirem, mas com o tempo descobrem serem parecidos, com problemas similares, que os fazem criarem um vínculo único.

Passando a mensagem

Á primeira vista alguns podem se questionar o motivo do filme ser ter aclamado, já que ele se passa o tempo todo em uma mesmo local (uma escolha fechada) e por ter poucos personagens, aparentemente não teria muita história para contar.

Nas mãos de um diretor ou um roteirista menos competente, o filme poderia ter saído bem problemático, mas felizmente não foi o caso aqui. Hughes mostrou várias vezes ser um gênio, sabendo explorar bem os dramas da adolescência, considerados por muitos como a fase mais difícil da vida de uma pessoa. Adolescentes não são mais crianças, mas também ainda não são adultos, eles estão no meio termo e suas atitudes e experiências que irão definir o que eles serão no futuro.

O filme faz isso muito bem, mostrando como a sociedade e muitas das vezes a própria família podem ser severas e até mesmo injustas e cruéis com os jovens.

Clássico merecido

Clube dos Cinco merece sim todos os elogios dados á ele no decorrer dos anos, sendo na opinião de muitos (a minha inclusa) o melhor filme sobre adolescência e vida escolar.

O longa se tornou um cult tendo um legado grande até hoje, o que inclui a principal música vinculada á ele, a Don’t You (Forget About Me) da banda Simple Minds.

Só nos últimos anos houve referências ao longa em outros filmes como Homem Aranha: De Volta ao Lar, Jogador N° 1, o reboot de Power Rangers e Bumblebee mostrando que a sua influência ainda está bem viva e esperamos que continue assim por muito tempo.

Pipoca Extra: