Disney e Pixar enfrentam processo por Van usada na animação !!Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica!!

Problemão para a Disney/Pixar!!

Semanas antes do lançamento de Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Onward, no original), a Walt Disney Company foi atingida por uma ação da artista Sweet Cecily Daniher, alegando que a Disney-Pixar copiou o design de uma van que ela possui sem permissão. Daniher entrou com uma ação na segunda-feira no Distrito Norte da Califórnia, nos Estados Unidos, dizendo através de seus advogados que a Pixar roubou seu design para um veículo que ela possui, que ela chama de “Vanicorn”.

LEIA MAIS:

No processo, Daniher e seus advogados sugerem que a Disney a contatou perguntando sobre o aluguel da van para um “evento especial” em setembro de 2018. Foi então trazida à sua atenção em maio de 2019 a Disney planejava usar os desenhos de sua van na animação sem sua aprovação prévia.

Daniher tem sido sincera sobre o caso através do Instagram, muitas vezes postando imagens da van com sua opinião sobre o que está acontecendo. Em um post de 3 de junho, Daniher diz que a produtora de Dois Irmãos, Kori Rae, a chamou para pedir desculpas por alugar a van “sem revelar todas as suas intenções ou planos”. Rae agora é ré no processo ao lado da Disney e da Pixar.

Disney e Pixar enfrentam processo por Van usada na animação Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

A artista busca indenizações de um valor monetário a ser determinado no julgamento, além de pedir ao tribunal uma liminar que impediria a Disney de “promover, vender, comercializar, anunciar, enviar, transportar (direta ou indiretamente) ou se mudar para outro país. ou comércio exterior, todos e quaisquer anúncios, materiais de promoção e/ou merchandising e/ou produtos dos Réus, e/ou o filme intitulado adiante e produtos que infrinjam o trabalho protegido por direitos autorais da autora”.

“Eles alteraram a transubstanciação altamente pessoal e pública desta Autora de seu interesse artístico ao longo da vida em unicórnios para o Vanicorn (um trabalho exclusivamente franciscano de arte pública, móvel, automotiva e um ato redentor e validador de recuperação da masculinidade tóxica e um casamento anterior)”, diz a queixa. “E que, em vez disso, foi roubado pelos Réus como um canal comercial e corporativo para as aspirações de um par de duendes azuis à procura de seu pai em um filme da Disney comercializado em massa, e foi realizado pelos Réus sob pretensões maliciosamente enganosas. “

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica chega aos cinemas em 6 de março.