Dossiê Alien

O melhor da ficção científica e do terror no cinema.

Alien 1979

“No espaço, ninguém pode ouvir você gritar”, essa icônica frase presente no pôster acima do primeiro filme da franquia lançado em 1979 resume bem do que se trata a saga.

Terror em sua mais pura forma, um monstro aterrador e assassino em um cenário onde fugir é quase impossível.

LEIA MAIS:

Alien é uma das franquias mais conhecidas do terror e da ficção científica e está prestes á ganhar um novo filme, sendo assim resolvemos aqui falar de todos os longas já lançados e de seu impacto na cultura pop.

Alien: O Monstro Definitivo?!

Alien Monster

Na ficção científica e no terror existem muitos monstros terríveis, mas poucos tão aterrorizantes e mortais quanto os xenomorfos, os Aliens.

O monstro parasita de visual biomecânico foi criado pelo roteirista Dan O’ Bannon, mas a sua aparência aterradora foi concebida pelo famoso artista plástico H. R. Giger, que conseguia fazer obras que eram ao mesmo tempo perturbadoras e sensuais.

Além do seu visual horrendo com a ausência de olhos e a sua famosa boca secundária, os Aliens tem outras características muito marcantes e mortais para as suas vítimas e adversários, como grande força e agilidade, capacidade de atacar de surpresa e até mesmo se camuflar quando necessário e uma espécie de “inteligência” primitiva boa o suficiente para fazer emboscadas, sem falar que até o sangue dos xenomorfos são uma arma, já que é feito de puro ácido.

Em essência os Aliens são armas vivas, “o organismo perfeito” como é dito já no primeiro filme da série.

Mas agora chega de enrolar, vamos falar dos filmes.

Alien: O Oitavo Passageiro

Alien Ripley

Uma coisa que precisamos deixar claro é que depois de Alien os filmes sobre alienígenas nunca mais foram os mesmos.

Claro já existiam alienígenas tenebrosos no cinema, mas nada similar ao xenomorfo, um ser que usa humanos como hospedeiros, uma máquina viva criada apenas para matar.

Com direção da lenda Ridley Scott, Alien se passa no ano de 2122, em um futuro sombrio e sucateado onde corporações mandam em tudo, sendo uma das principais delas a Weyland-Yutani.

Funcionários da Weyland, os tripulantes da nave rebocadora Nostromo são despertados de sua hibernação quando a nave recebe um sinal misterioso vindo de uma lua próxima.

Eles vão investigar e descobrem o corpo fossilizado de um enorme ser alienígena.

Um dos membros é atacado por uma estranha criatura que se agarra ao seu rosto e o deixa em coma, porém depois de um tempo a coisa morre sozinha e o tripulante fica aparentemente bem, até que de seu peito surge um ser monstruoso, um xenomorfo que cresce em velocidade espantosa e passa a caçar toda a tripulação.

A única sobrevivente é a tenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) que precisa de toda a sua coragem e inteligência para vencer o monstro.

Como dito acima Alien mudou a visão sobre extraterrestres no cinema, chocou plateias e entrou para a história da cultura pop.

Claro que o filme daria origem para uma nova franquia e foi justamente o que aconteceu.

Aliens: O Resgate

Aliens

Com direção e roteiro do também lendário James Cameron, Aliens como é chamado no original deixa o terror um pouquinho de lado para focar na ação e faz isso com maestria.

Na trama Ripley mais uma vez vivida por Weaver, fica décadas em hibernação.

Quando ela acorda descobre que a lua onde se deparou com o xenomorfo, a LV-426 está sendo colonizada.

Para salvar os colonos, Ripley se une á um grupo de militares tendo que enfrentar um verdadeiro exército de aliens e a sua ainda mais perigosa e inteligente rainha.

Lançado em 1986 o filme fez ainda mais sucesso que o primeiro, estabelecendo realmente Ripley como uma nova heroína de ação.

Alien 3

Alien 3

Os dois primeiros filmes foram muito bem aceitos por crítica e público, porém Alien 3 lançado em 1992, divide opiniões até hoje.

Com direção de David Fincher, o filme teve problemas de produção e o resultado final não agradou o próprio diretor.

Na história após os acontecimento do segundo longa, Ripley mais uma vez é a única sobrevivente e acaba indo parar por acidente em uma colônia penal lotada de homens psicóticos.

E pra piorar ainda mais ela descobre que xenomorfos também chegaram ao local e ela foi infectada por um deles.

Como dito Alien 3 é um filme ame ou odeie, muita gente gosta e muitas outras não gostam, sem falar no seu final considerado polêmico.

Alien: A Ressurreição

Alien Ressurection

Alien 3 foi controverso e as coisas definitivamente não melhoraram na sequencia.

Lançado em 1997 e dirigido por Jean-Pierre Jeunet, Alien: A Ressurreição (Alien Resurrection) é considerado o pior filme da “quadrilogia clássica” digamos assim.

Sem revelar spoilers do final de Alien 3, mas um retorno de Ripley era improvável, porém mesmo assim isso aconteceu e de uma forma que não agradou a maioria.

A história aborda militares tentando usar os xenomorfos como armas e claro, a coisa não dá certo.

O longa conta ainda com as presenças de Winona Ryder, Ron Perlman e Brad Dourif.

Outra controvérsia da produção é o novo Alien do filme, o Newborn, muitos fãs da saga não gostam do monstro.

Prometheus

Prometheus

Depois do quarto filme o xenomorfo ficou afastado do cinema só voltando com os crossovers com o Predador (já falamos deles), mas um novo filme “sobre ele”, só aconteceria em 2012 ou mais ou menos isso.

Contando com a volta de Ridley Scott, Prometheus serve como uma espécie de prelúdio do Oitavo Passageiro, sendo ambientado no mesmo universo.

Na trama uma expedição científica vai até a lua LV-223 procurar os supostos “Engenheiros”, uma raça alienígena avançada que teriam sido os criadores da humanidade, mas os que eles encontram lá, é na verdade o mais puro e genuíno horror.

O filme que conta com nomes como Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba e Guy Pearce em seu elenco, trouxe uma nova abordagem necessária para a franquia, a renovando para um novo público e agradando a maioria dos fãs.

Alien : Covenant

Em 2017 a sequência de Prometheus e até então o último filme da saga foi lançado, Alien: Covenant.

Novamente com a direção de Ridley Scott o filme aborda um grupo de colonos espaciais que encontram um mundo que aparenta ser um paraíso mas logo se revela um verdadeiro inferno.

Apesar de ser mais conectado com os demais filmes da série do que seu antecessor, Alien: Covenant desagradou parte do público e da crítica e teve um desempenho abaixo do esperado nas bilheterias.

Alien versus Predador

Alien versus Predador

Bem antes de se enfrentarem no cinema os xenomorfos e os yautjas tiveram encontros nada amistosos nos quadrinhos e nos games, até que finalmente o sonho dos fãs das franquias em ver as duas raças alienígenas mortíferas se enfrentando em live-action aconteceu.

Lançados respectivamente em 2004 e 2007, Alien versus Predador e Alien versus Predador 2 não agradaram nada a crítica e parte do público também os renega, porém muita gente gostou dos filmes simplesmente por causa das cenas de ação.

Os longas foram dirigidos por Paul W. S. Anderson (famoso pelos filmes de Resident Evil) e os irmãos Greg e Colin Strause.

O Futuro

Um novo filme e uma série estão sendo produzidos e devem ser lançados nos próximos anos.

O filme conta com a direção de Fede Álvarez e as atrizes Isabela Merced e Cailee Spaeny no elenco, a história ainda não foi revelada.

Já a série está sendo desenvolvida por Noah Hawley e será ambientada na Terra muitos anos antes do primeiro filme da franquia.

Pelo visto os alienígenas mais cruéis e repugnantes do cinema não irão nos deixar tão cedo.

E você gosta dos filmes do Alien?

Qual é o seu favorito?

Está ansioso para os novos projetos?

Comente.