Filmes Animados dos anos 90 que não eram da Disney

junho 16, 2023 - 10:38 PM
Anastasia Poster

Até hoje a Disney é referencia em animação, principalmente em longas animados e isso não era diferente nos anos 90, que foi o auge do estúdio aliás, porém mesmo naquela época a famosa empresa do camundongo já tinha concorrência.

Hoje iremos relembrar alguns filmes animados dos anos 90 que não eram da Disney.

Alguns deles não se saíram muito bem e hoje são um tanto quanto esquecidos, mas outros foram grandes sucessos, conseguindo provar que outros estúdios também podem produzir animações incríveis.

Anastasia

Anastasia 1997

Já começamos a lista com um peso pesado.

Produzida pelo extinto Fox Animation Studios e lançada em 1997, Anastasia é uma animação baseada na suposta história “real” da sobrevivência da princesa Anastásia Romanov durante a Revolução Russa.

Na trama graças á uma revolução provocada pelo perverso feiticeiro Rasputin (Christopher Lloyd), a família real Romanov é quase toda morta e apenas a pequena Anastasia e sua avó conseguem escapar, mas no meio da confusão as duas se separam.

Anos depois, os dois vigaristas Dimitri (John Cusack) e Vlad (Kelsey Grammer ) procuram uma jovem para se passar por Anastasia e assim ganhar a recompensa oferecida por sua avó que ainda a procura.

Eles conhecem Anya (Meg Ryan), uma jovem órfã sem memórias de seu passado que busca por sua família e a consideram perfeita para o seu plano, ignorando que diante deles está a verdadeira Anastasia.

Porém Rasputin retorna e passa á elaborar planos para matar a jovem.

A animação foi um sucesso de bilheteria e crítica, sendo um dos desenhos mais marcantes dos anos 90, inclusive por sua trilha sonora com as músicas Once Upon a December e Journey to the Past.

Curiosamente muitos na época acreditaram erroneamente que Anastasia fosse uma produção da Disney.

Depois da compra da Fox, todas as suas propriedades estão com a Disney, inclusive agora ironicamente Anastasia, disponível no Disney Plus.

A Espada Mágica – A Lenda de Camelot

A Espada Magica A Lenda de Camelot 1998

Produzido pela Warner, o Quest for Camelot como é chamado no original é uma animação baseada nas lendas Arturianas e no livro The King’s Damosel.

A trama é focada na aventura da jovem Kayley (Jessalyn Gilsig) que deseja se tornar uma cavaleira da Távola Redonda como seu falecido pai, ela é acompanhada pelo jovem cego e habilidoso Garrett (Cary Elwes) e pelo cômico dragão de duas cabeças Devon e Cornwall (Don Rickles e Eric Idle).

Eles procuram encontrar a lendária Excalibur e devolve-la para o Rei Arthur (Pierce Brosnan), antes do vilão Ruber (Gary Oldman), se apodere dela.

Apesar de uma trama interessante e várias canções, o filme de 1998 foi um fracasso de bilheteria, tendo um “sucesso” maior no mercado caseiro.

A animação está no Prime Video.

Pagemaster – O Mestre da Fantasia

Pagemaster – O Mestre da Fantasia 1994

Ao contrário dos outros filmes dessa lista, Pagemaster de 1994 não é inteiramente em animação, tendo cenas em live-action.

Richard Tyler (Macaulay Culkin) é um menino inseguro, que para se proteger de uma tempestade acaba se abrigando em uma biblioteca onde acaba tendo uma inusitada aventura no mundo da literatura, acompanhado pelos livros antropomórficos Aventura (Patrick Stewart), Fantasia (Whoopi Goldberg) e Horror (Frank Welker).

O longa produzido pela Fox foi um fracasso enorme de público e de crítica, porém existe hoje que tenha nostalgia por ele.

O filme aparentemente não está disponível em nenhum streaming.

O Príncipe do Egito

Principe do Egito 1998

Fugindo da premissa de adaptar contos de fadas ou lendas, a DreamWorks se arriscou em 1998 com uma história bíblica e o resultado na opinião de muitos foi incrível.

Baseado na história de Moisés, The Prince of Egypt foi um grande sucesso, tanto por ser considerado uma boa animação, tanto por seu apelo dentro da comunidade cristã.

A produção até levou um Oscar de melhor canção original por When You Believe.

A história todo mundo conhece, mas vale relembrar.

No Antigo Egito, ainda bebê, Moisés (Val Kilmer) foi deixado em um cesto no Nilo sendo encontrado pela rainha Tuya (Helen Mirren) e sendo adotado como filho, crescendo como irmão do príncipe Ramsés (Ralph Fiennes).

Adulto Moisés descobre sua verdadeira origem como hebreu e revoltado com a maneira que eles são escravizados pelos egípcios, foge.

Ele passa á viver no deserto como pastor de ovelhas e se casa com Zípora (Michelle Pfeiffer), uma jovem que ele ajudou á escapar dos egípcios antes.

Um dia ele se depara com uma sarça ardente que não é consumida pelo fogo e se ver na presença do próprio Deus, que lhe dá a missão de libertar o povo Hebreu.

Apesar de um receio inicial Moisés aceita e se ver obrigado á confrontar seu irmão de criação, agora o Faraó, que não permitirá facilmente que os hebreus partam.

O Príncipe do Egito pode ser assistido na Netflix e no Prime Video.

O Gigante de Ferro

O último filme da nossa lista é um clássico de 1999 produzido pela Warner e dirigido e roteirizado Brad Bird (que mais tarde também nos daria os Incríveis), o Gigante de Ferro.

Anos 50, na pequena cidade de Rockwell no Maine, vive o garoto solitário Hogarth Hughes (Eli Marienthal) que acaba encontrando e fazendo amizade com um robô gigante (Vin Diesel) de origem desconhecida.

Quando Kent Mansley (Christopher McDonald), um arrogante e paranoico agente do governo chega á cidade por causa de estranhos relatos, Hogarth precisará se esforçar para esconder o seu novo amigo, enquanto o ensina á ser um verdadeiro herói.

The Iron Giant como é chamado no original se tornou muito querido e prestigiado com o passar dos anos, apesar de não ter sido um sucesso de bilheteria em seu lançamento.

O desenho pode ser encontrado no HBO Max.

E esses são alguns filmes animados dos saudosos anos 90, que não são produções Disney.

Lembra de todos eles?

Já os assistiu?

Se não seria uma boa oportunidade para uma maratona.

Pipoca Extra: