Filmes Marcantes: O Demolidor

Um filme profético?!

Demolition Man

Hoje iremos falar do Demolidor, não, não do filme estrelado por Ben Affleck do herói homônimo da Marvel e sim de outro Demolidor, lançado em 1993 e estrelado pelo famoso astro de filmes de ação, um dos maiores brucutus do cinema Sylvester Stallone.

Dirigido por Marco Brambilla, Demolition Man como é chamado no original pode parecer á primeira vista só mais um filme de ação descerebrado da longa carreira de Stallione, mas um olhar mais atento mostra que ele tem mais camadas do que aparenta.

LEIA MAIS:

Considerado por muitos hoje como o verdadeiro filme que previu o futuro e a nossa sociedade atual, o Demolidor definitivamente é um divertido longa de ação como só os anos 80/90 poderiam fazer.

A sua trama começa na Los Angeles de 1996.

Para salvar reféns do lunático Simon Phoenix (Wesley Snipes), eles enviam John Spartan (Stallone) um policial durão com fama de destrutivo que está tentando prender Simon á dois anos.

Spartan consegue capturar Simon, porém os reféns são mortos.

Tanto Spartan quanto Simon são condenados á ficarem presos por décadas em uma prisão criogênica, porém no ano de 2032 Phoenix escapa e recomeça a sua onda de crime e mortes.

Como a sociedade atual não sabe o que é violência tendo uma polícia totalmente despreparada para lidar com isso, eles libertam Spartan para ele conseguir mais uma vez deter Phoenix.

Tendo ainda Sandra Bullock como a policial futurista Lenina Huxley que é fascinada pelo Século 20, o filme trás algumas sacadas que na época não foram bem vistas pela crítica e por parte do público, mas que hoje conversam diretamente conosco.

Algumas das suas “previsões” dependendo do seu ponto de vista, são o avanço e a facilitação do uso da tecnologia, incluindo tablets, vídeo chamadas, casas inteligentes, o TikTok (as pessoas nos filmes gostam de ouvir na rádio jingles de comerciais, músicas curtas, realmente lembra um pouco a tendência atual de vídeos curtos),  falar palavrão é crime, (algumas redes sociais já fazem algo similar com algumas palavras consideradas proibidas), diminuição do contato físico incluindo sexo (coisa que já ocorre em alguns lugares do mundo), polícia sem armas (também já uma realidade em alguns países da Europa), aumento da depressão e falta de confiança em si mesmo das pessoas (no filme existem cabines no meio da rua que servem como terapeutas digitais, isso também conversa com a nossa realidade atual onde muita gente está tendo problemas com sua saúde mental), entre outras coisas.

Porém independente se o filme previu o futuro ou não, ele é um dos melhores da carreira de Stallone e vale uma conferida, seja para rever ou assistir pela primeira vez.

O Demolidor está disponível no Prime Video.