O Culpado: Explicando cada reviravolta em detalhes

Remasterizado em:

O thriller da Netflix, O Culpado, estrelado por Jake Gyllenhaal, tem um final cheio de reviravoltas, e preparamos uma análise das diferentes reviravoltas do filme. O filme é um remake de um filme dinamarquês com o mesmo nome que fez sucesso em 2018. Gyllenhaal fez parceria com Antoine Fuqua para o remake americano de ‘O Culpado’, que também contou com críticas positivas antes de seu lançamento na Netflix.

Jake Gyllenhaal estrela como Joe Baylor em O Culpado e está em quase todas as cenas do thriller policial. O filme segue o turno da última noite de Joe como operador de ligações para o 911, que começa com ele atendendo a uma série de ligações que vão desde roubo até uso de drogas. No entanto, a noite de Joe muda drasticamente quando ele recebe uma ligação de uma aflita Emily Leighton (Riley Keough). Joe descobre que Emily foi sequestrada por seu ex-marido Henry (Peter Sarsgaard) e se torna determinado a fazer o que puder atrás de sua mesa para ajudar a localizá-la e salvá-la. Isso inclui conversar com a filha de Emily e Henry e cobrar alguns favores de seu ex-parceiro e tenente.

Enquanto Joe continua a fazer ligações e reunir informações, porém, O Culpado chega a uma conclusão cheia de surpresas. Vários mistérios que o filme estabeleceu anteriormente são explicados no final, mas também há outras revelações chocantes. Alguns deles mudam tudo que Joe e o público pensavam que estavam acontecendo.

*Contém spoilers sobre o filme*

Emily foi responsável por machucar Oliver

Joe imediatamente teve interesse em ajudar Emily a escapar das garras do marido, mas só ficou mais determinado a ajudá-la e fazer com que o marido fosse preso quando soube sobre seus filhos. Joe então envia policiais ao apartamento de Emily para se certificar de que as crianças estão bem, mas eles descobrem que este não é o caso. Enquanto a filha Abby falava com Joe ao telefone, os policiais a encontraram coberta de sangue. Isso leva à descoberta de que Oliver, filho de Emily, está sangrando em outro quarto. Os policiais chamam imediatamente uma ambulância, mas desligam na cara de Joe. Ele imediatamente acredita que Henry foi o responsável por ferir Oliver, mas O Culpado oferece uma reviravolta importante ao revelar que Emily foi a responsável.

Joe descobre que Emily é responsável por machucar Oliver enquanto fala com ela ao telefone, enquanto ela menciona que Oliver tinha cobras em seu estômago das quais ela queria se livrar. O Culpado continua revelando que Emily estava anteriormente em um centro de tratamento psiquiátrico. Ela tomava remédios pesados ​​no passado, mas ela e Henry ficaram sem dinheiro para pagar os remédios. O estado mental de Emily a levou a machucar Oliver, mas Henry a levou embora porque acreditava que ela não sabia o que estava fazendo. Emily sendo responsável por ferir Oliver foi um choque enorme para Joe, e isso o obriga a repensar o seu objetivo real. No final das contas, a maior reviravolta de O Culpado leva Joe a querer encontrar Emily ainda mais e levá-la a algum lugar seguro onde ela não possa se machucar ou machucar os outros.

Joe matou alguém enquanto estava de serviço

Durante a maior parte de O Culpado, o filme não aborda uma das maiores questões em torno de seu enredo: por que Joe está agora no 911? Há indícios de que ele fez algo recentemente que significava que não tinha mais permissão ou não podia ser policial nas ruas. O filme menciona que a data do julgamento de Joe é no dia seguinte, e isso significa que ele pode voltar ao serviço ativo se acabar indo bem. Espera-se que isso aconteça porque Joe (e possivelmente outros) convenceu seu parceiro a mentir durante seu testemunho para fazer com que Joe não parecesse tão ruim. Então, o que exatamente Joe fez que o colocou em apuros?

O Culpado espera até os últimos minutos para fornecer uma resposta, e é que Joe matou alguém enquanto estava de serviço. Sua confissão vem durante outra conversa com Emily, quando ela ameaça pular de um viaduto. Este é o resultado quando ela fica sabendo que machucou Oliver, e é o sangue dele em suas mãos e roupas. No entanto, Joe diz a Emily que ele matou um garoto de 19 anos no passado e não consegue lidar com a ideia de ser responsável por sua morte (Emilly) também. Joe diz que atirou no jovem depois que ele machucou alguém, então Joe queria puni-lo porque ele estava com muita raiva. Não se sabe por que as ações desse homem, em particular, desencadearam uma resposta tão violenta de Joe, mas ainda responde a um dos maiores mistérios de O Culpado.

Oliver sobreviveu ao ataque de Emily

O final do O Culpado também inclui a bem-vinda reviravolta de que Oliver não morreu devido ao ataque de Emily. O filme sugere fortemente que Oliver morreu devido ao que Emily fez, já que Joe supõe que a criança não conseguiu se salvar com base nas informações limitadas que recebeu dos policiais no local. No entanto, o filme confirma que as autoridades conseguiram salvar a vida de Oliver e levá-lo para a UTI, onde estava se recuperando. A reviravolta traz a Joe uma considerável sensação de alívio, mas o filme não explica totalmente como isso foi possível.

Embora os eventos de O Culpado se limitem a uma única noite, quanto tempo se passou entre a primeira conversa de Emily com Joe e o final do filme não fica claro. Dito isso, está claro que Oliver ficou sangrando em casa por um tempo. Os policiais que chegam ao apartamento de Emily notam que Abby tinha sangue nas mãos, então é possível que Henry a tenha instruído a tentar parar ou diminuir o sangramento até que ele pudesse voltar.

Por que Joe se declarou culpado

A plot twist de O Culpado é o que acontece com Joe. O filme inteiro tem Joe se preparando para ir ao tribunal no dia seguinte e ganhar o caso para voltar ao serviço ativo. A mentalidade de Joe muda completamente com a conclusão de O Culpado. Com isso, ele liga para seu parceiro e diz a ele para contar a verdade amanhã no tribunal, embora Joe saiba que isso significa que ele irá para a cadeia. Joe então se conecta com a repórter que estava tentando falar com ele a noite toda, e os créditos de O Culpado mostram uma narração que revela que Joe se declarou culpado assim que o julgamento começou.

A decisão de Joe de se declarar culpado no final do filme é um momento quase redentor para o personagem de Jake Gyllenhaal. No mínimo, é um sinal de que Joe está pronto para aceitar as consequências de suas ações e assumir o que fez. A experiência de Joe durante O Culpado certamente influenciou essa decisão, já que suas suposições sobre o que estava acontecendo com Emily poderiam tê-lo feito entender que o que ele fez antes estava errado. Além disso, está claro que Joe nunca lidou genuinamente com o emocional de matar alguém, de modo que o arrependimento veio à tona quando ele estava imaginado a possível morte de Emily.

Pipoca Extra: