O que deu errado com Westworld e por que a 5ª temporada não irá acontecer?

Remasterizado em:

Para surpresa de muitos espectadores, a HBO anunciou recentemente o cancelamento de Westworld após a 4ª temporada, negando aos fãs da série uma 5ª temporada conclusiva. O parque temático inspirado no oeste desencadeou um conflito vicioso entre humanos e suas contrapartes de IA conhecidas como anfitriões. Ao longo das quatro temporadas de Westworld, o elenco estelar da série incluiu Evan Rachel Wood, Thandiwe Newton, Jeffrey Wright, Tessa Thompson, Ed Harris, Aaron Paul, James Marsden e Anthony Hopkins. Westworld da HBO deriva do filme de ficção científica de Michael Crichton de 1973 com o mesmo título. Os showrunners de Westworld, Jonathan Nolan e Lisa Joy, originalmente planejaram que a série durasse cinco temporadas, mas vários fatores levaram à sua queda precoce.

Embora o início de Westworld tenha recebido ampla atenção e elogios da crítica, incluindo sete prêmios Emmy, a apreciação pelo show diminuiu constantemente a partir da segunda temporada. Assim, a disposição da HBO de investir na produção de alto orçamento também diminuiu. A combinação de fatores que resultou no cancelamento de Westworld pela HBO gira em torno de baixas audiências e tramas complicadas que se desviaram muito da origem da série.

A segunda temporada de Westworld foi muito confusa

É verdade que a história original da primeira temporada de Westworld sobre o mistério do parque temático continha muitos erros de direção, no entanto, a natureza enigmática nunca eliminou sua intriga e aderência ao público. Diferentes atores interpretando o mesmo personagem em diferentes pontos no tempo, como o retrato simultâneo de Harris e Jimmi Simpson do Homem de Preto, além da linha do tempo pouco clara de Westworld, repleta de flashbacks, criou uma história bastante confusa. Ainda assim, Westworld não se desviou muito de seu caminho até a segunda temporada. A segunda temporada de Westworld permaneceu fiel às raízes da série, já que grande parte de sua história ocorreu no parque temático. No entanto, no passar da manipulação sinistra do Dr. Robert Ford (Hopkins) das ocorrências misteriosas do parque fez com que Westworld perdesse muito de seu gancho. Além disso, a introdução de novos parques temáticos e histórias, como a do mundo Shogun, prejudicou a narrativa principal convincente de Westworld e formou muitos tópicos de enredo para manter os espectadores envolvidos.

O Rotten Tomatoes marcou a primeira temporada de Westworld com 87% de aprovação crítica, enquanto a segunda temporada caiu para 85%. Embora isso não seja uma grande diferença, as pontuações do público variaram muito mais em 93% positivo para a 1ª temporada e 76% para a 2ª temporada. Ao mesmo tempo, Westworld viu suas audiências caírem acentuadamente após a 1ª temporada. O série teve uma média de 1,82 milhão de espectadores dentro da faixa etária de 18 a 49 anos durante sua primeira temporada, que diminuiu para 1,57 milhão na segunda temporada.

Terceira temporada de Westworld se afastou de suas raízes

Se a 2ª temporada de Westworld marcou um afastamento parcial da origem da série, a 3ª temporada representou sua completa negligência da história que cativou o público na 1ª temporada. A terceira temporada contou a história de como personagens como Dolores (Wood), Maeve (Newton), Bernard (Wright) e outros anfitriões lidaram com a vida fora de sua antiga prisão no parque temático, o que poderia ter servido como uma continuação convincente da história abrangente de Westworld.

O enredo da terceira temporada de Westworld envolvendo o sistema de computador de Engerraund Serac (Vincent Cassel) conhecido como Rehoboam, além da introdução de Caleb (Paul), provou que a série estava muito longe de sua identidade original. A pontuação crítica da terceira temporada de Westworld no Rotten Tomatoes caiu para 73%, e sua pontuação do público também caiu para 62%. Sem surpresa, a audiência da terceira temporada teve uma média de pouco mais de 800.000 espectadores por episódio – um declínio acentuado em relação às temporadas 1 e 2 de Westworld.

A 4° temporada de Westworld melhorou, mas já era tarde demais

A quarta temporada de Westworld limpou a narrativa complicada da terceira temporada e, em vez disso, apresentou uma que estava enraizada no mistério de um mundo que não é bem o que parece, embora desta vez a história tenha ocorrido em uma Nova York futurista. Charlotte Hale de Thompson serviu como uma vilã fascinante e complexa muito parecida com Delores nas temporadas anteriores, enquanto a nova personagem de Wood, Christina e o retorno de Teddy de Marsden ofereceram outro conjunto de quebra-cabeças intrigantes para resolver.

O índice de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes foi de 76% e sugere que a série melhorou desde sua temporada anterior, no entanto, pontuando apenas 54% entre o público, isso provou que a série perdeu muitos que o amavam. Mesmo que a quarta temporada de Westworld possa ser razoavelmente considerada um avanço em relação às bagunças das temporadas 2 e 3, o dano foi irreversível.

Por que a HBO cancelou Westworld antes da 5ª temporada

Apesar da história aprimorada da quarta temporada de Westworld, as audiências da série continuaram a cair. Com uma média de cerca de 350.000 espectadores por episódio, a 4ª temporada se destaca como o menor desempenho de Westworld até hoje por uma margem significativa. Além disso, a audiência do final da 4ª temporada de Westworld representam um declínio de 85% em relação ao final da 1ª temporada da série. O desempenho incrivelmente ruim de Westworld de 2016 a 2020 é provavelmente o principal motivo da HBO para cancelar a série.

Parece que a HBO concluiu sensatamente que Westworld nunca poderia recuperar sua estatura antes mantida perto do topo do mundo na TV. O declínio consistente da série nunca se recuperaria o suficiente para a HBO considerar uma quinta e última temporada uma aposta digna. Também é crucial considerar o alto orçamento de Westworld como uma razão potencial para a decisão da HBO. Como uma série de ficção científica que frequentemente emprega efeitos visuais, a 5ª temporada de Westworld representaria uma bagatela alta. Cada temporada da série ultrapassou um orçamento de US $ 100 milhões. Assim, a HBO simplesmente não poderia justificar gastar tanto em uma série que não gerasse retorno sobre o pesado investimento. No geral, a 5ª temporada de Westworld nunca se concretizará devido ao seu apelo cada vez menor para o público – o que esgotou as chances da série de receber sua 5ª temporada.

Pipoca Extra: