Premonição: Quando a morte é a vilã

Premonicao 1

Existem muitos filmes de terror, com vários tipos de vilões e monstros, serial killers, fantasmas vingativos, alienígenas sanguinários, demônios cruéis e por aí vai, mas existe uma franquia de horror que inovou, pois o seu vilão, o seu monstro invencível é a própria Morte.

Criada á partir de uma ideia do roteirista Jeffrey Reddick (que originalmente seria para um episódio de Arquivo X), Premonição (Final Destination no original) acabou se tornando uma das mais queridas franquias de terror Slasher dos anos 2000.

Nada de Michael Myers e Jason Voorhees, aqui quem persegue e mata adolescentes azarados é literalmente a morte.

Premonição acabou rendendo cinco filmes (por enquanto) e vamos falar de cada um deles.

Premonição e Sua Inovação

Nem é preciso dizer que nos anos 2000 os filmes de terror Slasher estavam bem desgastados, eles tinham ganham um novo fôlego na década de 90, mas logo a coisa se deteriorou novamente com várias produções imitando Pânico, franquias como Lenda Urbana e Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (sem falar nas próprias sequências de Pânico), sendo assim Premonição foi uma bem-vinda novidade para o subgênero e os filmes de terror no geral.

A trama do primeiro filme é focada no estudante Alex Browning (Devon Sawa) que prestes á viajar para Paris com seus colegas tem uma premonição que o avião onde eles estavam iria explodir, acarretando uma confusão que resulta em ele e alguns dos outros sendo retirados da aeronave que depois realmente explode.

Como isso não estava nos planos da morte, ela passa á matar um por um dos sobreviventes e só Alex percebe isso e tentar alertar os demais.

Lançando em 2000 e dirigido por James Wong, o filme se tornaria um sucesso de bilheteria, apesar de não ter agradado muito a crítica.

Premonição 2: Expandido o Universo

Premonicao-Filme-2

Após o sucesso do primeiro filme era evidente que eles começariam uma franquia e em 2003 foi lançado o segundo longa, dessa vez dirigido por David R. Ellis.

O acidente da vez é em uma movimentada estrada matando inúmeras pessoas, mas novamente algumas conseguem escapar graças á premonição de uma delas, dessa vez da jovem Kimberly Corman (A.J. Cook).

Como no filme anterior cabe agora á Kimberley tentar convencer os demais que a Morte está atrás deles, contando com a ajuda de Clear Rivers (Ali Larter), uma das sobreviventes do primeiro filme.

Assim como o seu antecessor, Premonição 2 não caiu nas graças da crítica, mas foi muito bem recebido pelo público consolidando a franquia de vez.

Premonição 3: Jogando no Seguro

Premonicao-Filme-3

Em 2006 foi a vez do terceiro longa ser lançado, esse estrelado por Mary Elizabeth Winstead e contando com a volta de James Wong na direção.

O filme praticamente não inova em nada em relação aos anteriores, jovem tem uma premonição e ela e alguns outros sobrevivem á uma tragédia por causa disso, mas logo depois a morte passa á “corrigir o erro” matando os sobreviventes um por um.

Porém mesmo sendo um repeteco dos dois primeiros filmes, Premonição 3 é um dos mais queridos da franquia pelos fãs, provavelmente pelo carisma de Winstead, o acidente inicial inspirado na montanha-russa e as cenas de morte cada vai mais sangrentas e inventivas.

Premonição 4: A Derrapada da Franquia (Literalmente)

Premonicao-Filme-4

É bem irônico que o mega acidente inicial dessa vez seja em uma corrida, pois Premonição 4 de 2009, é literalmente a derrapada da franquia.

Estrelado por Bobby Campo e com o retorno de David R. Ellis na direção, o filme tem a mesmíssima estrutura dos anteriores, uma tragédia, pessoas escapam por causa de uma premonição, a morte vai atrás delas, a diferença aqui é que ficou claro um certo desgaste da fórmula, com muita gente considerando esse o filme menos inspirado da franquia e com os personagens mais desinteressantes da mesma.

Tanto que eles tiveram que fazer algo diferente no quinto filme.

Premonição 5: Reviravolta Surpreendente

Premonicao-Filme-5

Apesar de ter um acidente de abertura bem mais interessante que o do filme anterior em uma ponte, a primeira vista Premonição 5 não parece assim tão diferente dos demais.

Lançado em 2011, dirigido por Steven Quale e estrelado por Nicholas D’Agosto, a quinta parte já de início se mostra como melhor que a sua antecessora, ainda assim não o suficiente para ser considerada realmente diferente das demais (apesar de umas mortes bem sinistras, como uma envolvendo laser nos olhos), porém a coisa muda totalmente de figura com a reviravolta final que praticamente resume o que é a franquia, tornando Premonição 5 com certeza um dos melhores filmes da mesma.

E o Futuro?

Premonicao-Filme-6

Sim, existem planos para um sexto filme, segundo alguns boatos ele seria focado em paramédicos e policiais, pessoas que veem a morte de perto quase todo dia e a direção seria de Zach Lipovsky e Adam B. Stein, porém ainda não tem qualquer previsão de lançamento ou elenco anunciados.

E você gosta dos filmes de Premonição?

Qual é o seu favorito?

Está ansioso pelo novo filme?

Comente