Ray Fisher detalha o suposto racismo durante as refilmagens da ‘Liga da Justiça’ de Joss Whedon

Entenda um pouco mais sobre a origem dos problemas entre Ray Fisher e Joss Whedon em Liga da Justiça:

Quanto mais detalhes vierem à tona sobre o que aconteceu durante as refilmagens da Liga da Justiça lideradas pelo diretor Joss Whedon, melhor será para o público entender a extensa confusão entre o diretor e o ator do Ciborgue, Ray Fisher. A situação estava aparentemente tão ruim que o Fisher agora se passou a denunciar as atitudes de Whedon nas redes sociais e exigiu uma investigação adequada para responsabilizar os envolvidos nas refilmagens por suas ações anos atrás.

A Forbes recentemente teve a chance de falar com Ray Fisher em uma longa entrevista em que a estrela da Liga da Justiça forneceu mais informações sobre o que aconteceu quando Joss Whedon assumiu o filme da DC. Fisher explicou primeiro o que o levou a falar sobre isso no Twitter:

“O que deixou minha alma em chamas e me forçou a falar sobre Joss Whedon neste verão foi o fato de eu ter sido informado de que Joss ordenou que a tez de um ator de cor fosse mudada na pós-produção porque ele não gostava da cor de seus tom de pele. Cara, com tudo que 2020 foi, esse foi o ponto de inflexão para mim”.

Mais tarde na entrevista, Ray Fisher disse que também foi informado de um comportamento ainda mais racista depois que falou contra Joss Whedon:

“Antes do processo de refilmagem da Liga da Justiça, conversas abertamente racistas foram mantidas e entretidas – em várias ocasiões – por ex e atuais executivos de alto nível da Warner Bros. Pictures. Os tomadores de decisão que participaram dessas conversas racistas foram Geoff Johns, Jon Berg e o atual presidente do Warner Bros. Pictures Group, Toby Emmerich. Percebi que as notas que acabei recebendo de Johns durante as refilmagens eram apenas uma versão codificada das coisas racistas que ele dizia a portas fechadas com os outros executivos”.

A versão final de Liga da Justiça notavelmente cortou os papéis de várias papéis de minorias no filme, como Ryan Choi, Iris West, a mãe do Ciborgue, além de cenas com seu pai sendo refilmadas. Ray Fisher não acredita que foi uma coincidência:

“Sempre suspeitei que a raça foi um fator determinante para a forma como as coisas correram, mas foi só no verão passado que pude provar isso”.

De acordo com a estrela do Ciborgue, parece que a etnia dos personagens foi apenas a ponta do iceberg para o que ocorreu durante o restante das refilmagens:

“A raça foi apenas um dos problemas com o processo de refilmagem. Houve explosões massivas, ameaças, coerção, insultos, condições de trabalho inseguras, depreciação e iluminação a gás como você não acreditaria”.

Liga da Justiça é estrelado por Ben Affleck, Henry Cavill, Amy Adams, Gal Gadot, Ezra Miller, Jason Momoa, Ray Fisher, Jeremy Irons, Diane Lane, Connie Nielsen, J. K. Simmons e Ciarán Hinds.