Todos os Filmes da Disney Parte 1: A Era de Ouro

janeiro 29, 2023 - 3:53 PM
Disney

Sim é isso mesmo que você leu no título, faremos aqui no site uma série de artigos falando de todos os filmes animados da linha principal da Disney e como são muitas produções dividiremos em partes, usando as eras da Disney para isso, porque assim como os quadrinhos de super-heróis o famoso estúdio de animação também tem as suas eras de ouro, prata e etc.

Mas antes de falar da Disney, temos que falar do Disney.

Afinal quem foi Walt Disney, esse visionário que criou um império e ajudou a moldar a cultura pop e a história do cinema e da animação?!

Vamos descobrir.

Um Real Visionário

Walt-Disney

Walter Elias Disney nasceu em Chicago em 1901 e desde jovem tinha um fascínio pela arte e passou á estudá-la.

Mais tarde trabalharia em agencias publicitárias e criaria o seu primeiro grande personagem, o coelho Oswald, porém seria ludibriado perdendo os direitos de sua criação, sendo obrigado assim á pensar em um substituto, um certo camundongo chamado Mickey Mouse.

Mickey e outras criações de Disney passaram á estrelar curtas como o famoso Steamboat Willie.

Esses primórdios da Disney mais tarde seriam chamados de a Era Muda (de 1923 á 1927) e a Pré-Era de Ouro (de 1928 á 1933).

A Era de Ouro

Disney-Era-de-Ouro

Walt Disney era realmente visionário e ambicioso, ele não estava satisfeito só com o curtas metragens, Disney queria fazer um longa e apesar dos protestos da sua própria equipe, ele conseguiu o que queria.

Em 1937 foi lançado Branca de Neve e os Sete Anões, dando início á era de ouro, hora de falar de seus filmes.

Branca de Neve e os Sete Anões

O primeiro longa animado e colorido da Disney já mostrava de cara a proposta do estúdio em adaptar contos de fadas, começando com um dos mais famosos.

Acho que a trama todo mundo conhece: Branca de Neve, uma gentil princesa é feita de empregada por sua cruel madrasta, a Rainha Má.

Com inveja da beleza da própria enteada, a Rainha manda matar Branca de Neve, mas a princesa escapa para a floresta onde conhece sete bondosos anões e passa á morar com eles, até que a rainha descobre e tenta matar Branca de Neve pessoalmente dessa vez com uma maçã envenenada, mas a jovem é salva por um beijo de amor do príncipe que a cortejava.

O filme fez um sucesso absurdo, sendo aclamado por público e crítica e ganhando até um Oscar honorário.

Como sabemos Branca de Neve será um dos próximos filmes da Disney á ganhar um remake live-action estrelado por Rachel Zegler.

Pinóquio

Em 1940, foi a vez de outro conto de fadas ganhar a sua adaptação da Disney, Pinóquio, a história do boneco de madeira que sonha em ser um menino de verdade.

Apesar de hoje ser considerado um dos maiores clássicos da Disney e um dos filmes que definem o estúdio, Pinóquio teve uma bilheteria abaixo do esperado em seu lançamento.

Pinóquio foi outro filme que recentemente ganhou um remake live-action.

Fantasia

Fantasia

Também lançado em 1940, Fantasia é de longe o projeto mais ambicioso da era de ouro da Disney.

Um “filme concerto”, uma seleção de curtas que prometiam ser o casamento perfeito entre música e animação.

O filme ambicioso (e caro demais), acabou não tendo o retorno que Disney queria.

Dumbo

Dumbo

Buscando economizar depois de Pinóquio e Fantasia, a Disney resolveu investir em um filme mais modesto, surgindo assim Dumbo em 1941, o seu primeiro longa estrelado por um animal fofinho.

A história do filhote de elefante voador se tornaria uma das mais queridas do estúdio.

Em 2019, Dumbo ganhou o seu live-action sendo dirigido por Tim Burton.

Bambi

Bambi

Em 1942 sairia o último filme da era de ouro, outro também estrelado por animais: Bambi.

Como Dumbo, Bambi também se tornaria um dos clássicos filmes de bichinhos do estúdio, mas apesar disso, ao contrário de seu antecessor que já tinha um lado triste, Bambi tem uma pegada ainda mais dramática.

E essa foi a primeira parte focando na Era de Ouro da Disney e os seus inesquecíveis primeiros filmes.

Qual é o seu favorito do período?

No próximo artigo iremos falar de tempos um tanto quanto conturbados para o estúdio : A Era da Guerra.

Até lá.

Pipoca Extra: