Games de Super-Heróis Fora do Obvio

fevereiro 28, 2023 - 3:02 PM
X Men Cover Mega Drive

Normalmente listas que falam sobre jogos baseados em super-heróis gostam de sempre citarem os mesmos games.

A franquia Arkham do Batman, o Homem Aranha da Insomniac e o Superman 64 como o pior game de um herói das HQs e etc.

Hoje tentaremos aqui fugir do obvio e fazer uma lista sobre games menos lembrados de super-heróis, alguns deles até obscuros, games antigos que provam que adaptar a galera do colante para essa mídia não é algo que começou ontem.

Superman – Commodore 64

Superman Commodore 64

Bem antes do mais infame Superman 64, existiu um outro jogo do herói com o a “mesma” alcunha, o Superman do computador oitentista Commodore 64.

Produzido pela Software First Star, o jogo chamado Superman: The Game tinha uma proposta um tanto inesperada, pois além de jogar com o herói, também era possível selecionar o vilão, ninguém menos que Darkseid, com o jogo consistindo de uma competição, com o Homem de Aço tentando salvar pessoas e o Senhor de Apokolips capturá-las.

O game de 1985, também teve versões para outros computadores como ZX Spectrum e Amstrad CPC.

Batman: Return of The Joker – NES , Mega Drive e Game Boy

Batman Return of The Joker

Além da citada série Arkham no começo do artigo, Batman tem muitos outros jogos conhecidos, como os baseados em Batman: O Retorno, o segundo e clássico filme do herói estrelado por Michael Keaton, porém algumas pessoas ignoram que entre os jogos baseados no primeiro longa e os do segundo, houve uma espécie de game intermediário, o Batman: Return of The Joker.

Após o sucesso dos games que adaptavam o filme de 89, não deu pra esperar a sequencia para só então fazer novos jogos, sendo assim a Sunsoft, uma das produtoras, resolveu improvisar e fazer ela mesma uma “sequencia”.

Apesar do subtítulo que dá entender (propositalmente) que se trata de uma continuação alternativa para o filme, o game na verdade é baseado nos quadrinhos.

O game foi lançado em 1991 para Nintendo 8 Bits, Mega Drive e Game Boy, com gráficos impressionantes para a época e uma jogabilidade boa e desafiadora.

The Flash – Master System

The Flash Master System

Sim o Velocista Escarlate tem um jogo pra chamar de seu.

Baseado na série dos anos 90 com John Wesley Shipp, The Flash foi produzido pela Probe Entertainment e lançado para o Master System em 1993.

Ironicamente o fato do herói se mover rápido demais dificultando para evitar inimigos e obstáculos acabou sendo alvo de críticas para o jogo.

Por ter saído tarde para o Master System, o jogo ficou mais conhecido na Europa e aqui no Brasil que foram os lugares onde o console da Sega teve uma vida útil mais longa, por esse motivo o game é hoje cobiçado por colecionadores já que é considerado raro.

Justice League: Task Force – Super Nintendo e Mega Drive

Justice League Task Force

Se engana quem pensa que Injustice foi o primeiro jogo de luta com os membros da Liga da Justiça, pois em 1995 foi lançado Justice League: Task Force.

Como Batman: Return of The Joker, Task Force foi produzido pela Sunsoft e lançado para os dois consoles mais famosos da época.

O game se tratava de um clone de Street Fighter II, porém com os heróis e vilões da DC.

Na trama os heróis precisam impedir uma invasão de Darkseid á Terra.

O jogo conta com os seguintes personagens: Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Aquaman e Arqueiro Verde do lado dos heróis e Mulher-Leopardo, Despero e Darkseid dos vilões.

Apesar de similares, as duas versões do game também tem diferenças bem perceptíveis de gráficos, trilha sonora e até de cenários.

The Amazing Spider-Man: Lethal Foes – Super Nintendo

Spider Man Lethal Foes

Existem muitos jogos clássicos do Homem Aranha bastante lembrados, o Spider-Man do primeiro PlayStation, Maximum Carnage e o baseado na série animada dos anos 90, mas para a proposta desse artigo vamos nos focar em um pouco conhecido, considerado por alguns até como o “jogo perdido do Homem Aranha”, o The Amazing Spider-Man: Lethal Foes do Super Nintendo.

Produzido pela Argent e lançado em 1995 o game coloca o Aranha contra vários de seus perigosos vilões, sendo o principal deles no jogo o Doutor Octopus.

Captain America and The Avengers – Arcade, Super Nintendo, entre outras plataformas

Captain America and the Avengers Arcade

O recente game dos Vingadores também não é o único da equipe, pois em 1991 a Data East produziu para os arcades o jogo Captain America and The Avengers.

O game de beat ‘em up nos permite jogar com o Capitão, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro e o Visão (branco) em fases cheias de ação e com participações especiais de outros heróis Marvel como a Vespa e o Namor.

Além do arcade o game foi portado para outras plataformas como o SNES e o Mega Drive e também uma versão para o Nintendo 8 Bits que se diferencia das demais por ser um jogo de plataforma e apenas o Capitão e o Gavião serem jogáveis.

X-Men – Mega Drive

X Men Mega Drive

Os mutantes mais famosos do mundo tem inúmeros jogos e muitos bastante conhecidos como X-Men: Mutant Apocalypse, os jogos de luta produzidos pela Capcom,  X-Men: Destiny e por aí vai.

Os X-Men também tiveram games lançados para os consoles da Sega, como o abordado aqui o simplesmente chamado de X-Men e lançado em 1993 para o Mega Drive.

Na trama enquanto participavam de uma simulação na Sala de Perigo, os X-Men se encontram presos na mesma em decorrência de um vírus e quando descobrem que se trata de um ataque de Magneto, a equipe mutante precisa sobreviver aos agora perigos reais da Sala, para no fim confrontarem o vilão.

Produzido pela Western Technologies Inc, o game se trata de um jogo de plataforma e ação do qual os seguintes X-Men são jogáveis: Ciclope, Wolverine, Noturno e Gambit, cada um deles com as suas diferenças de gameplay e habilidades únicas.

Tempestade, Vampira, Homem de Gelo, Arcanjo e Jean Grey são personagens de auxílio não jogáveis.

O jogo apesar de bem competente acabou ofuscado pela sua própria sequência, o X-Men 2: Clone Wars de 1995.

The Punisher – Arcade

The Punisher

E o último jogo da nossa lista é o violento (como não poderia deixar de ser) jogo do Justiceiro produzido pela Capcom e lançado para arcade em 1993.

No game controlamos Frank Castle ou Nick Fury na luta contra os criminosos comandados pelo Rei do Crime.

O jogo de Beat ‘em up também ganhou uma versão para o Mega Drive.

Ironicamente apesar de ter sido o primeiro dos jogos da parceria Marvel/Capcom, o Justiceiro nunca se tornou um personagem jogável em nenhum Marvel vs Capcom.

E você conhecia esses games?

Curte retrogames?

Comente.

Pipoca Extra: