!!Marvel Television!!: deu certo ou errado?

Acho que todos nós que acompanhamos os dez anos desse universo e agora a velha Marvel Television morrer, nos perguntamos: deu certo mesmo?

Quem é fã da Marvel sabe o quão forte doeu o coração quando as séries da parceria entre a Marvel e a Netflix foram canceladas, depois as séries da Hulu e todo o material televisivo sobrando apenas Agentes da Shield, que chegará em sua última temporada agora em 2020, o que também dói em muitos fãs do MCU que sempre esperaram por uma conexão forte e, os personagens aparecerem em filmes. Que bobo nunca caiu na velha lenda da Quake aparecendo nos Vingadores? Quem não esperou os Defensores atravessarem os portais do Doutor Estranho em Ultimato?

LEIA MAIS:

Acho que todos nós que acompanhamos os dez anos desse universo e agora a velha Marvel Television morrer, nos perguntamos: deu certo mesmo?

Só para lembrar os créditos da Marvel TV: Agentes da Shield, Agente Carter, Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Inumanos, Runaways, Manto e Adaga, Defensores, Justiceiro, Legion e The Gifted.

A grande pedra no sapato de Kevin Feige nunca foi o universo da Marvel na Netflix. Essas séries sempre pareceram se distanciar do que era feito no cinema, até porque eram séries adultas, seus acontecimentos eram extremamente fechados e ali servia para mostrar a vida dos habitantes com outros olhos, uma perspectiva civil. A pedra no sapato de Kevin Feige era Agentes da Shield. Esse programa sempre foi uma tremenda dor cabeça para os fãs, executivos, atores, produtores e pro Kevinho. Essa série sempre pegou carona nos grandes acontecimentos do MCU, as cinco primeiras temporadas citavam grandes acontecimentos e até mostravam as consequências disso, mas agora parece que ela nunca valeu de nada porque o chefão não quer, até mesmo com a Raina citando Era de Ultron e os Asgardianos na segunda temporada. Que fique claro que esse comportamento é um completo desrespeito com quem passou sete anos na produção do show.

Mas focando nos saldos de TV da Marvel sempre foi muito raro encontrar algum produto que seja muito massacrado ou odiado pelo público. Agentes da Shield e Agente Carter são séries aclamadas e conquistaram uma fan base absurda, tanto que hoje ambas possuem interesse do público para serem integradas ao MCU; Carter já foi mas ainda há fãs esperançosos por uma terceira temporada, enquanto Shield pode ter alguns elementos como a Skye no futuro dos filmes.

Jessica Jones e Demolidor foram amadas pela crítica logo que saíram, as três temporadas de cada uma delas nunca chegou a ser massacrada ou ter alguma nota baixa no Rotten Tomatoes, inclusive Jessica Jones venceu um Emmy, enquanto Daredevil foi indicada em cinco categorias. O resto da Marvel na Netflix que não chegou a ter o mesmo amor. Punho de Ferro caiu no ostracismo e foi super massacrada até ser considerada uma chacota entre os fãs e Luke Cage não rendeu muitos frutos. Apesar de ter sido aclamado quando estreou, Cage não chegou a segurar a curiosidade dos marvetes, enquanto Justiceiro foi para um nicho muito limitado e só assistiu quem pediu pela série, teve uma recepção mista e não gerou mais nada. Defensores não agradou muito aos fãs também, apesar de ter sido bem abraçada pela crítica na época.

Runaways e Manto e Adaga acabaram por ser duas das produções mais elogiadas, mesmo com vidas úteis bem curtas, se distanciaram muito da proposta do MCU e, quanto mais longe as conexões mais longe o público passava ignorando ambas as séries.

Legion e Gifted ficaram no domínio da Fox. Legion se tornou o produto diferente e conceitual do universo dos mutantes da Fox, afastou-se dos filmes criando uma narrativa própria para poder contar sua história sem amarras. The Gifted apostou mais no farofão atraindo os olhos dos descrentes do sucesso da série, infelizmente o compromisso com a qualidade não foi muita e na sua segunda temporada os fãs já não se animaram tanto.

Agora a ovelha negra, ou melhor dizendo, a ovelha podre de toda trajetória da Marvel na televisão foi Inumanos. Essa série só quem é guerreiro lembra, pois foi um show de horrores muito grande, tendo em vista que teve lançamento no cinema em IMAX, pessoas pagaram para ver esse conteúdo em um ambiente confortável. O problema nem era a grande promessa e sim o resultado final, nada agradou a crítica e, muitos menos ao público.

As notas da Marvel TV no Rotten Tomatoes foram:

Agentes da Shield: 94%
Demolidor: 92%
Legion: 91%
Luke Cage: 87%
Runaways: 87%
Manto e Adaga: 87%
Agente Carter: 86%
Jessica Jones: 83%
The Gifted: 79%
Defensores: 78%
Justiceiro: 63%
Punho de Ferro: 37%
Inumanos: 11%

Depois que o Disney+ começou a agir ficou muito claro que todas as séries devem ser produtos do novo serviço de streaming da companhia, então é capaz de termos novas séries para acompanhar. Já temos os anúncios de minisséries para complementarem o MCU como WandaVision, Falcão e Soldado Invernal, What if e Loki, que serão as próximas estreias na TV, enquanto isso há quem diga que o chefe ainda tem interesse em manter o formato das séries no futuro, tanto na Hulu e no Disney+.

Seria divertido ter uma série para acompanhar durante anos e ver sendo integrada no cinema, mas também é bom ver produtos mais curtos que terão mais liberdade para seguir. De qualquer maneira, todos nós esperamos um reboot dos Defensores e Runaways na Disney+.

Lembrando que Viúva Negra estreia dia 30 de abril de 2020. WandaVision e Falcão e Soldado Invernal estreiam ainda esse ano, mas ainda sem data confirmada.